Qualidade

A satisfação de todos é resultado do compromisso e da melhoria contínua.

Política de Qualidade

Exercemos um Sistema de Gestão de Qualidade correspondente ao referencial normativo NP EN ISO 9001, o que nos permite demonstrar o nosso compromisso para com a qualidade dos produtos e serviços que entregamos e a satisfação dos nossos clientes.

Desta forma, responsabilizamo-nos pelo cumprimento do Sistema de Gestão de Qualidade a rigor, tendo em conta a determinação de riscos e oportunidades, com vista à melhoria contínua do Sistema de Gestão de Qualidade e o cumprimento da legislação, regulamentação e requisitos em vigor aplicáveis às nossas atividades.

Neste sentido, sustentamos o nosso sistema de gestão de qualidade em diretivas definidas pela Ferreira & Américo, que visam o cumprimento da mesma.

  • Os colaboradores da Ferreira & Américo executam as suas funções, tendo sempre presente que deles depende a satisfação dos clientes da Ferreira & Américo;
  • Todos os colaboradores da Ferreira & Américo podem e devem participar as suas sugestões com vista a aumentar a sua satisfação e dos clientes da Ferreira & Américo;
  • A Ferreira & Américo trabalha com a maquinaria e a logística que permitem alcançar a conformidade com os requisitos do serviço, bem como dos produtos especificados pelos clientes;
  • A Ferreira & Américo empenha-se na melhoria contínua, pretendendo “Fazer hoje melhor do que ontem e na certeza de que amanhã será feito ainda melhor do que hoje”.

Metodologia de avaliação de fornecedores

Os fornecedores são uma parte interessada na realização dos nossos objetivos.

Sendo assim, no âmbito do Sistema de Gestão de Qualidade, de acordo com a norma EN ISO 9001, e de forma a promover a melhoria de toda a cadeia, efetuamos a avaliação dos nossos fornecedores nas áreas da aquisição de bens e serviços, segundo os seguintes critérios de avaliação:

  • Cumprimento dos prazos de entrega;
  • Condições contratuais;
  • Cumprimento das especificações;
  • Capacidade de respostas às reclamações apresentadas;
  • Capacidade de resposta face a imprevistos;
  • Capacidade de resposta a pedidos de informação e atualização da mesma.

Realizada a avaliação surge o Índice de qualidade que confere a cada um dos fornecedores um resultado negativo, neutro ou positivo, dependendo da pontuação obtida:

  • 0 ≤ IQ < 0,5 – Resultado negativo, a entidade fornecedora é desqualificada;
  • 0,5 ≤ IQ < 2 – Resultado neutro, havendo a possibilidade de solicitar um Plano de Melhorias ao fornecedor;
  • 2 ≤ IQ < 3 – Resultado positivo, o fornecedor continua qualificado.

Avaliação de Satisfação de Clientes

Avaliamos o cumprimento dos requisitos acordados com os nossos clientes e a alcançar a melhoria contínua do Sistema de Gestão de Qualidade, conforme a norma EN ISO 9001, solicitamos, periodicamente, aos nossos clientes uma avaliação relativa ao seu grau de satisfação no que respeita à qualidade dos serviços entregues e atendimento prestado.